A UFRN escreve: Bolsa família e melhoria na Universidade Ferderal

Bolsa Família e melhoria na Universidade Federal

Apesar de respeitar as opiniões contrárias a minha, gostaria de fazer alguns comentários pois sou professor da UFRN há extaos 16 anos e pude conviver diretamente com os dois governos: FHC-Serra e Lula-Dilma.

Na minha modesta opinião, o bolsa família é responsável pela transformação da vida em diversos municípios pequenos do Nordeste. Tive a oportunidade de ver um trabalho de uma ex-aluna da UFRN sobre o impacto do bolsa família no PIB dos municípios do RN e, confesso, fiquei impressionado. Existem pequenos municípios em que a economia local se desenvolveu em função do blosa família, ou seja, são mercadinhos que foram abertos, serviços criados etc. Anteriormente a vida nestes municípoios se dava através do  ESCAMBO, isto mesmo, não existia moeda nestes municípios, não existia trabalho não existia estado, não existia nada. As pessoas muitas vezes se sujeitavam a trabalho escravo por R$ 5,00, R$ 10,00 e ficavam até emocionadas ao ver uma cédula em sua frente. Será que o país que é hoje a 8a ou 7a economia do mundo e deverá se tornar a 4a até 2016, não pode ter um programa de transferência de renda que garanta o mínimo para as pessoas mais pobres deste país?

Mas gostaria de aproveitar este e-mail para falar de outra “bolsa” que entendo que foi criada pelo atual governo, que tem um impacto direto no ensino superior, e que gostaria de chamá-la de BOLSA UNIVERSIDADE FEDERAL

1. Os salários dos professores federais hoje podem não ser tão bons quando comparados com o legislativo ou judiciário, ou mesmo jogadores de futebol, isto é fato. Mas também é verdade que nos últimos 7 anos houve um aumento real nos salários (acima da inflação), principalmente com a criação da classe de professor associado. Ou será que estamos com saudades da époda do Paulo Renato como ministro da educação do FHC? Aliás, me parece que ele era o secretário de educação do José Serra no governo de São Paulo. Lembram-se dos anos sem aumento, dos planos de demissão voluntária… Só aqui na UFRN, após os 8 anos do governo FHC-SERRA-PAULO RENATO, foram mais de 1000 professores a menos, em função das aposentadorias não repostas… Só agora, após uma política de reposição do quadro de professores, estamos chegando ao mesmo número que tínhamos no início da eraFHC-SERRA .

2. Agora as Universiades Federais tem autonomia para a contratação de novos professores em função da criação do banco de equivalentes, ou seja, aposentou não precisamos de autorização do MEC para a reposição da vaga…

3. Através do REUNI, mesmo com suas possíveis imperfeições, houve uma reposição no quadro de professores das federais e permitiu a criação de novos cursos noturnos, uma antiga reinvidicação da sociedade. Aqui na UFRN criamos o curso noturno de Ciências Atuariais, e contratamos 6 novos professores e temos 3 vagas abertas, somente no DEST.

4. Foram criadas novas novas universidades públicas e novos campis instalados no interior. É fato que começam com uma meritocracia inferior às já existentes, mas não creio que elas estejam em condições inferiores à média das particulares. Vamos dar tempo ao tempo…

5. Tive a oportunidade de fazer mestrado e doutorado durante os anos FHC-Serrra-Paulo Renato de bolsas congeladas. Nos últimos anos tivemos aumento nos valores das bolsas e no número de bolsas de Pós. Sem falar no aumento dos recursos destinados aos programas de Pós e da melhoria obtida através de programas como CASADINHO E PROCAD;

6. E as verbas de custeio dos Departamentos, lembro que quando assumi o cargo de professor na UFRN, em 1995 (primeiro ano FHC), o Departamento de Estatística da UFRN não tinha verba nem para comprar cartucho de impressora (verbas que ficaram praticamente congeladas pelos 7 anos seguintes), tínhamos que tirar do bolso. Na checagem que fiz no início do ano, no DEST-UFRN, a verba quadruplicou em relação ao tempo do governo anterior…

7. E o aumento nas verbas para pesquisa. Nunca se teve tantos editais abertos e tantos recursos disponíveis… Aqui na UFRN, por exemplo, a PETROBRAS tem uma parceria muito grande com a Universidade que proporcionou a crição do primeiro doutorado em Petróleo do Brasil e grandes investimentos na universidade com um todo. Para os mais novos, a PETROBRAS quase foi privatizada no governo FHC-SERRA-PAULO RENATO. Alguém sabe dizer se a Vale do Rio doce, que foi privatizada no governo FHC-SERRA-PAULO RENATO, investe nas federais como a PETROBRAS?

8. Também temos os IFRN´s que estão sendo expandidos, só no RN foram criados 12 no interior. Estes institutos estão levando ensino técnico para milhares de jovens que antes tinham que vir para a capital para estudar. Com esta expansão estão sendo criados milhares de empregos para recem formados em nível de mestrado na área de Matemática/Probabilidade e Estatística. Só do PPGMAE (Programa de Pós em Matemática Aplicada e Estatística da UFRN) já foram formados 24 mestres e 12 já foram aprovados em concursos para professores de federais.

Me desculpem se me empolguei mas, é que convivi diretamente com os dois governos na UFRN, pois sou professor há exatamente 16 anos, e me senti na obrigação de dar este depoimento sobre o que chamei de BOLSA UNIVERSIDADE FEDERAL porém, sei que muitas coisas ainda precisam ser melhoradas e que todos temos que dar a nossa contribuição.

Gostaria de dizer ainda que estou perplexo com a campanha eleitoral e com os e-mails não identificados que circulam na internet e que, infelizmente, tentam desconstruir a campanha da Dilma através do terrorismo religioso.

Gostaria de sugerir que vissem a entrevista de 4min com o Gabriel Chalita, pessoa de bastante credibilidade e ligado a igreja católica sobre esta onda de boatos e sobre a verdadeira postura de um cristão.

http://www.youtube.com/watch?v=xS2pv2z8BP4&feature=related

Como cristão, concordo com o dito pelo Chalita e peço que repassem esta link para outras pesssoas para que possamos desmascarar esta corrente do mal.

Para finalizar, respeito os que pensam diferente, pois estamos em uma democracia.

Um abraço a todos.

Prof. Pledson Guedes de Medeiros

Departamento de Estatística – CCET – UFRN


Anúncios

Sobre ufrncomdilma

Acreditamos que Dilma é a candidata mais preparada para o Brasil.
Esse post foi publicado em Uncategorized e marcado , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s