UFRN escreve: Conversas do Campus

Mais um texto de Paulo Milhomens sobre os diálogos que acontecem por aí. 

Conversas do Campus* (Diálogo I)

 Na lanchonete…

Salustina – Meu filho, você que anda com esses adesivos, é verdade que essa mulher já matou gente? Ontem veio um rapaz aqui e ficou dizendo essas coisas. Ele disse que leu na “Revista Veja”.

Perguntado – Minha senhora, creio que este cidadão esteja equivocado. Talvez ele leve ao pé da letra ou simplesmente acredita em tudo que lê. Mas isso, que eu saiba, não é verdade. É preciso contextualizar as coisas. Tivemos na história de nosso país uma Ditadura Militar (1964-1985) que obrigou muitos artistas e intelectuais a migrar do país por razões políticas. Como se tratou de um golpe na democracia, o Estado de Direito perdeu sua liberdade. Com Costa e Silva e Emílio G. Médici (entre 1967-73) ficou ainda mais complicado. Esta mulher que a senhora está se referindo resolveu lutar contra os opressores. Aí já viu, né? Teve que mudar de nome e ficar escondida. Mas nada foi provado no sentido de que ela tenha feito mal a alguém.

Salustina – E depois?

Perguntado – Bem, quando houve uma gradual abertura democrática (uma travessia para que a sociedade civil pudesse votar para presidente, governador, etc.), muitas pessoas lutaram pela Anistia ampla e irrestrita que culminaria no início dos anos 80 com as Diretas Já!, exigindo que o povo pudesse eleger (e não mais os militares que estavam no poder).  Muitas pessoas como ela voltaram a usar suas identidades reais e lutar pela volta da democracia. Mas disso a TV Globo e a Veja não falam…

*Diálogo realmente existiu. Na versão acima, os nomes foram trocados para preservar a identidade dos participantes.

Anúncios

Sobre ufrncomdilma

Acreditamos que Dilma é a candidata mais preparada para o Brasil.
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s